Pensamentos da madrugada

Enquanto o sono não vinha comecei a refletir…

Coragem não é se vingar de quem te fez mal, coragem é pagar o mal com o bem. Digo que é uma coragem porque o orgulho e a vaidade é tendencia, nunca esteve tão em alta. É uma necessidade de mostrar que é melhor que o outro, impor o poder, provar que é capaz de revidar. Romper isso é um ato corajoso. Quem é que quer sair perdendo? Pagar o mal com o bem é para pessoas fracas, que não tem attitude não é mesmo?
Quem pratica o mal (quando digo praticar o mal, digo uma pratica constante, algo que faz parte da rotina da pessoa) já esta dominado pelo medo. Quem tem medo se proteje atacando. Quem tem medo se afasta dos afetos, se transforma em uma pessoa amarga, já perdeu a sensibilidade do sofrimento alheio. Além do medo paralizar as ações do homem, também faz com que ele se refugie naquilo que o ameaça. Por exemplo, em alguns casos de violência doméstica nos intriga a mulher permanecer com o agressor, ela por ter medo dele se protege na companhia do mesmo. Ela se sente mais protegida com o agressor do que longe dele. Isso é mais comum do que imaginamos.
Por mais difícil que seja a idéia de pagar o mal com bem, afinal, isso é realmente difícil e complexo, devemos admitir que o mal prolifera, é uma corrente destruidora, são vítimas provocando vítimas. Num ambiente onde todos estão fechados com seus orgulhos, medos e vaidades é uma auto destruição persisti com mal. Bater também machuca. Que possamos desenvolver mais nossas capacidades nobres de fazer o bem, podemos transformar o caos com attitudes simples. O mal faz parte da vida, mas ele não precisa ser a regra.
Sei que essa conversa é longa e discursiva, ainda mais falando sobre “bem e o mal ” mas precisei expor pelo menos uma idéia do que percebo.

Advertisements

One thought on “Pensamentos da madrugada

  1. Tamara diz:

    Gostei do texto! Vc me mostrou um ponto de vista que ainda não tinha percebido.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s