Um novo caminhar

No dia 7 de agosto de 2011 começava uma nova jornada. Naquela manhã ensolarada de domingo estavam celebrando a Ceia, lembro-me da mensagem do Pr. Ricardo que falava justamente sobre conformismo, viver em prisões religiosas e da acomodação que paralisa a vida. Naquele momento tinha muito haver comigo, estava frágil, não sabia mais o que pensar, estava precisando me reestruturar. Mesmo com um certo medo fui em frente, estava disposto a viver novas experiências, conhecer novas pessoas, elaborar novas idéias. Aproximadamente uns quatro anos que conheço a Betesda, a primeira vez que visitei foi em uma reunião de quinta-feira. Logo que cheguei senti uma paz contagiante, gostei da simplicidade do culto, naquela noite saí de forma diferente, foi transformador. Depois daquele dia não teve jeito, fui conquistado.

Nas primeiras reuniões dos jovens, o famoso JB, pensei “véi, não vou conhecer ninguém por aqui”. Mas foi abrir um sorriso sem graça que já estava falando com toda galera, depois estava marcando pra sair com o pessoal, indo doar sangue com a uma coragem sem tamanho, já tenho até aqueles chatos que fazem parte das novas amizades. Além de tudo a Betesda me influencia a ser simpático, pra um cara tímido e anti-social como eu é uma evolução e tanto. Tive também a oportunidade de mostrar meu futebol bonito, gingado no pé, sou praticamente o Fenômeno dos gramados.

Não mudei simplesmente de uma instituição para outra, muita coisa mudou em mim (inclusive o nome). Comecei a enxergar as pessoas de outra maneira, a respeitar as diferenças, não ser intolerante com a religião dos outros, poupei discussões de egos tentando convencer os outros da “minha verdade”, parei com os discursos prontos forçando as pessoas a terem a mesma fé que a minha, sem ao menos estar disposto a conhece-las do jeito delas. Comecei a ter uma visão de mundo maior; me desviei de um caminho reto onde não enxergava a vida ao redor, saí de um ciclo religioso que se preocupava apenas com a alma das pessoas; como se eu fosse um daqueles “malas” que trabalham em banco de empréstimo, oferecendo para as pessoas apenas um serviço, se preocupando mais em ganhar bônus de um deus exigente do que enxergando o outro. Livrei-me de um regime religioso pobre que não pensava, que não produzia vida.  A Betesda teve um papel muito importante nessa minha nova etapa.

Gosto da Betesda porque ela é uma igreja imperfeita, sendo assim me aceita do jeito que eu sou. Não constrói regras religiosas em nome de uma divindade para enquadrar as pessoas a viverem uma vida utópica onde não tem conexão nenhuma com o cotidiano, nem com a humanidade. Gosto da Betesda porque reforça a idéia de estar junto, de viver em comunidade, de compartilhar vida. Ela enxerga o futuro, mostra  possibilidades de mudanças, de acreditar na vida. Gosto da Betesda porque ela vive os valores de Cristo, alimenta minha fé no Deus de amor, me desafia viver com a mesma integridade que Jesus viveu. Saio das reuniões com esperança no viver, saio pensando, não com uma resposta pronta e instantânea, mas pensando na minha construção como homem. Gosto da Betesda porque me sinto livre para expressar opiniões, discutir idéias. Gosto da Betesda porque ela é simples, é acolhedora, é leve, me sinto em casa. Gosto da Betesda porque ela é única, tem identidade própria, não digo “vou pra igreja” digo “vou pra Betesda”.
Foram tantas as mudanças em tão pouco tempo, Tantas surpresas, tanta gente bacana que conheci, que fazem parte da minha caminhada. Esse novo caminhar tem me feito refletir muito sobre a vida, que ser humano estou me tornando; e ele está apenas no início, tenho muita coisa para viver e aprender.

#EsseÉoMeuJeito.

Anúncios

3 thoughts on “Um novo caminhar

  1. Paulo Silvano diz:

    Eu tambem, há alguns nos, não vou mais pra igreja, vou pra Betesda.

  2. José, texto lindo.
    A gente num vai pra igreja, vai pra Bets!

  3. Camila Montino diz:

    Adoro esse seu textooo 🙂
    Vou compartilhar no meu blog tbm ta!?!?

    Bjão

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s